Tendências marketing digital: acredite, já estamos em 2021

A cada ano novas tendências do marketing digital surgem e tomam conta das estratégias de agências e empresas.

Em tempos de novos comportamentos do consumidor, estar a frente de seu tempo é fundamental para sair da mesmice e ser pioneiro em ações modernas de relacionamento, marketing e vendas digitais

Você já deve estar cansado de ouvir sobre captação de leads; etapas do funil de vendas, as vantagens do SEO e investimento em links patrocinados.

É por isso que este artigo não fala sobre nada disso!

Todas essas ações são obrigatórias! Elas continuam importantes, ou melhor, indispensáveis. Entretanto, elas não são tendências de marketing digital. Elas já são realidade em grande parte das empresas que levam a sério o objetivo de captar clientes.  

A seguir listamos as principais tendências de marketing digital para 2020 que devem ser consideradas por suas equipes.

Caso você esteja procurando por um conteúdo mais introdutório, sugerimos que leia o artigo; “7 estratégias de marketing digital para aplicar em sua empresa”.

4 tendências de marketing digital

Existem muitas novidades chegando a todo momento no marketing digital, entretanto, neste artigo reunimos o que está mais “quente” no mercado e em breve será obrigatoriedade em seu plano de ação.

1. Chatbot para marketing, vendas e relacionamento

Quando o assunto é chatbot muita gente ainda tem em mente robôs frios que respondem aos clientes de forma mecânica, e muitas vezes, incompleta. Entretanto, isso mudou!

Com o lançamento em 2019 do app oficial de chatbot WhatsApp Business API os bots se tornaram uma tendência de marketing digital ainda mais evidente!

Os chatbots se tornaram sistemas complexos e inteligentes capazes de se relacionar com clientes de maneira natural, aprendendo a cada contato e tornando o relacionamento entre empresa e cliente muito mais eficiente.

Eles usam aplicações de mensagem como WhatsApp e Messenger para se comunicar com leads e clientes das empresas.

Atualmente sistemas de gestão de bots permitem que sua empresa:

  • automatize o atendimento e suporte ao cliente;
  • realizem interações personalizadas;
  • enviam campanhas inteligentes de marketing que geram engajamento com cliente.

Empresas como Casas Bahia, Localiza e Rock in Rio já investem nesse tipo de plataforma para suas ações de marketing. Mas fique tranquilo, pequenas e médias empresas também podem e devem apostar na plataforma.

No vídeo abaixo você vai entender os benefícios dessa tendência de marketing digital para empresas e usuários.

2. Inteligência Artificial na comunicação e marketing

Já que estamos falando sobre chatbots é preciso considerar a inteligência artificial como uma das principais tendências de marketing não apenas para 2020 mas para os próximo e futuros anos!

A inteligência artificial já funciona dentro das plataformas como Google e redes sociais, que entendem o comportamento do usuário.

Entretanto, essa é só a ponta do iceberg.

A Siri da Apple é um excelente exemplo do que já acontece hoje e será otimizado.

Como isso afeta seu marketing? Além da sua empresa poder criar apps com inteligência artificial para interagir com leads e clientes você precisará adaptar suas estratégias para buscas por voz, por exemplo.

O Bradesco é uma das marcas que perceberam esse movimento rumo a interação de voz e criou o app Bia.

A tendência é que este ano você veja muitas outras marcas importantes investindo nessa forma de comunicação e atendimento.

3. Vídeo e vídeo ao vivo

Vídeo não é lá uma grande novidade, mas acredite ainda existe uma grande barreira das empresas em investir nesse formato de conteúdo. Por isso resolvi incluí-lo neste artigo para que você considere, finalmente, dar chance para ele!

O YouTube, assim como o Google, funciona como um mecanismo de pesquisa e tem mais de 1,8 bilhões de usuários ativos mensais.

E mesmo assim você ainda não está lá!

Entretanto, o vídeo como tendência de marketing não deve ser usado apenas no Youtube, mas também em plataformas como Instagram e Facebook.

Principalmente o primeiro oferece diferentes formas de trabalhar a imagem da sua marca em vídeo como:

  • feed;
  • stories;
  • IGTV;
  • ao vivo.

Todos possuem excelentes resultados de alcance e engajamento quando a produção de conteúdo é relevante para a persona em questão.

Já que falamos sobre “ao vivo”acho importante destacá-lo como uma tendência a parte!

Além de plataformas como Instagram você também pode criar conteúdos para webinars, por exemplo.

4. Software de automação de marketing

As estratégias de marketing digital estão cada vez mais especializadas e e é impossível realizar tudo de maneira eficiente sem o apoio de tecnologias como o software de automação de marketing.

Entre as ações que não seriam possíveis de serem realizadas em sua totalidade sem a ferramenta de automação estão:

  • captação, nutrição e gestão de leads;
  • qualificação de leads;
  • lead scoring;
  • lead tracking;
  • CRM;
  • automação de e-mail marketing;
  • fluxo de automação, e mais.

Parece muita coisa e realmente é!

Entretanto, toda essa lista representa ações essenciais para aumentar a taxa de conversão de seu negócio e ampliar o ROI de suas ações de marketing.

Ou seja, elas fazem parte do que você já deveria estar fazendo em prol do seu negócio!

Continue lendo sobre a estratégia no artigo; “Email marketing vale a pena em 2020? As razões para investir”.

Se você gostou das tendências de marketing digital para esse e para o próximo ano e está pensando em como colocar tudo isso em prática, sugerimos que conheça a LAHAR, um software de automação de marketing que oferece soluções completas marketing, como:

  • segmentação de clientes em redes sociais;
  • segmentação de contatos, em geral;
  • CRM;
  • automação de marketing;
  • criação de landing pages e formulários;
  • lead tracking;
  • lead scoring;
  • disparo estratégico de email marketing com fluxo de automação;
  • SMS Marketing e mais.

Esse conjunto de ferramentas auxilia sua empresa e seus clientes a acompanharem as tendências de marketing digital, de maneira personalizada e automática, melhorando o relacionamento com seu público, enquanto aumenta a produtividade e reduz custos.

Você encontra tudo o que precisa para sua estratégia de marketing digital em uma única ferramenta. Mídias sociais, landing pages, automação de marketing e muito mais.

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