Hoje, o Instagram está divulgando a Conversa sobre tendências do Instagram para 2024, a opinião da geração Z sobre as tendências que impulsionarão a cultura global no próximo ano.
Nas redes sociais, 2023 foi um ano a ser lembrado. O estilo Barbiecore pintando o mundo de rosa, o surgimento da hashtag “girl dinner” (jantar de menina, em tradução literal), diversos momentos virais e tendências no Instagram e em outras plataformas: tudo isso tem impulsionado a cultura global e influenciado o próximo passo da geração Z.
A conversa sobre tendências do Instagram, realizada em parceria com a WGSN, compartilha os resultados de uma pesquisa abrangente que analisa as tendências da geração Z nos EUA, Reino Unido, Brasil, Índia e Coreia do Sul. A pesquisa fez perguntas sobre tópicos, problemas e tendências que a geração Z considera importantes e identificou o que você poderá ver na plataforma em 2024, incluindo moda, beleza, redes sociais, namoro, amizade e muito mais.
As principais descobertas do relatório incluem:
Moda e beleza
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Em 2024, a geração Z tem como foco metas de moda sustentável. Ela é mais propensa a comprar menos roupas novas, repetir roupas e comprar localmente. As cinco principais práticas de moda sustentável que veremos da geração Z neste próximo ano incluem:
○ 1) Comprar menos roupas novas
○ 2) Repetir roupas
○ 3) Comprar localmente
○ 4) Comprar em brechós e/ou comprar produtos usados de segunda mão online ou em lojas físicas -
Cinco principais tendências de moda em 2024 globalmente:
○ 1) Vestir-se de forma modesta
○ 2) Usar roupas de brechó, vintage, roupas de época
○ 3) Repetir roupas para ser mais sustentável
○ 4) Vestir roupas de formas inesperadas
○ 5) Fazer roupas por conta própria -
Moda e beleza estarão ligadas à individualidade, com quase 1/3 da geração Z afirmando que deseja ser mais criativa com a forma como se veste, seguido de perto por encontrar seu perfume característico e sua própria estética “principal”.
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Para identificar sua estética “principal”, a geração Z pretende encher o guarda-roupas com roupas nas quais se sente bem. As pessoas nos países entrevistados concordam que querem que suas escolhas de roupas expressem que se sentem confortáveis.
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Os entrevistados da geração Z indicaram que um “novo corte de cabelo” era a dica de beleza favorita que aprenderam com as redes sociais, seguido de cuidados com a pele.
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Sobrancelhas raspadas estão canceladas. A geração Z identifica essa moda de beleza como uma que gostaria de manter no passado.
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Os criadores de fragrâncias estão em ascensão, já que mais de 1/4 da geração Z planeja se expressar descobrindo um perfume exclusivo em 2024.
Redes sociais
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Em 2024, a geração Z pretende priorizar conexões significativas e planeja usar as redes sociais para manter contato com amigos e familiares. Em segundo lugar, deseja ficar em dia com as principais tendências (moda, música, tecnologia).
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Quando perguntamos como usam o Instagram para se aproximar de alguém, as principais formas indicadas foram: curtir o story de uma pessoa, enviar reels ou memes nas DMs e curtir uma publicação no feed.
Namoro e amizade
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A geração Z continua aproveitando a vida solteira, com 63% dos entrevistados afirmando que esse é seu status de relacionamento. Pode ser que as pessoas não pretendam mudar isso em breve, com a principal prioridade de relacionamento para 2024 sendo “fortalecer os laços atuais”.
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Depois de conhecer alguém novo, 28% das pessoas da geração Z dão o primeiro passo trocando o nome de usuário no Instagram em vez de trocar o número de telefone.
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“Mastigar de boca aberta” foi o principal ranço em todos os países entrevistados. Os cinco principais ranços em todos os países entrevistados foram:
○ 1) Mastigar com a boca aberta
○ 2) Senso de humor ruim ou mau gosto para memes
○ 3) Unha suja
○ 4) Falar com voz de bebê
○ 5) Seguir ex no Instagram -
As principais formas como a geração Z flerta com o crush no Instagram incluem curtir o story de alguém, colocar alguém no story ou no dump de fotos ou adicionar alguém à lista de Amigos Próximos.
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Quando perguntamos o que mais valorizam nos amigos, a principal resposta nas regiões entrevistadas foi: “Posso contar tudo a essa pessoa”, seguido por “Ninguém me entende melhor do que essa pessoa”.
Estilo de vida
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O próximo ano será definido como a era de crescimento da geração Z, com muitos se concentrando no autoaperfeiçoamento e no autodesenvolvimento. As principais eras da geração Z para 2024:
○ 1) Autoaperfeiçoamento e autodesenvolvimento
○ 2) Sorte
○ 3) Ser autêntico -
A geração Z é uma geração de empreendedores, com um em cada três afirmando que a melhor maneira de alcançar riqueza é por meio de alguma forma de trabalho autônomo.
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As três principais prioridades da geração Z para 2024 são manter a saúde (exercitar-se com frequência, comer comidas saudáveis etc.), explorar um caminho profissional e viajar.
Comida
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A geração Z tem interesse em experimentar comidas e ingredientes populares, com 45% afirmando ter interesse em consumir produtos veganos e 42% afirmando ter interesse em experimentar carne vegetariana.
Celebridades
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A geração Z sabe o que significa fazer parte de um exército de fãs, com 75% pertencendo a fandoms. Em todo o mundo, os principais fandoms estão relacionados a:
○ 1) Programas de TV / anime
○ 2) Músicos
○ 3) Videogames -
A maioria das pessoas da geração Z relata ter enviado uma DM para uma celebridade no Instagram, expressando que enviar essa DM foi a melhor forma de demonstrar suporte e apreço.
Ativismo
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Em 2024, a geração Z vai agir em relação às questões que mais considera importantes “se educando ou educando aos outros”, “votando” e “usando redes sociais para espalhar a conscientização”.