Loja no Instagram: aprenda como criar a sua!

Se você trabalha com a venda de produtos e ainda não tem uma loja no Instagram você está perdendo a oportunidade de ganhar MUITO dinheiro.

Com esse recurso você pode criar posts, colocar preço nos produtos e inserir links que encaminham o usuário direto para a sua loja, sem pagar nada por isso!

Quer mais motivos para criar a sua loja no Instagram?

Saiba que a rede social já supera a marca de 1 bilhão de usuários no total 😱, sendo que mais de um terço desses usam os celulares para fazer compras online – de acordo com pesquisa da Global Webindex.

E, tem mais, uma pesquisa encomendada pelo Facebook, Inc. revelou que 83% dos entrevistados disseram que o Instagram é uma plataforma visual que os ajuda a descobrir novos produtos e serviços.

Ou seja, o lugar ideal para direcionar pessoas e impulsionar a venda de produtos. 💰

Portanto, fica com a gente para entender mais sobre a loja do Instagram. Vamos te mostrar um passo a passo para criar a sua do zero!

Loja no Instagram: uma evolução para as marcas na rede social

Quem usa o Instagram sabe que a rede permite, apenas, um link na biografia e, para contas comerciais verificadas ou com mais de 10 mil seguidores, links nos Stories.

Essa limitação obrigava marcas a investirem em anúncios sempre que quisessem divulgar links de produtos ou conteúdos em seus sites. A “loja do Instagram” traz mais uma possibilidade de links para as empresas na rede.

Shop: como vender pelo Instagram?

Existem algumas etapas que precisam ser realizadas antes de criar sua loja na rede social mais querida do Brasil!

Primeiro você precisa ter um perfil comercial no Insta vinculado à uma Fan Page, um catálogo de produtos no Facebook ou um e-commerce.

👉 Caso você não tenha um e-commerce ou um catálogo de produtos, é preciso que você abra uma conta no Gerenciador de Negócios para criar o seu catálogo – é obrigatório, não tem como fugir.

Assim, os produtos do seu catálogo do Facebook poderão ser marcados nas publicações do Instagram, aparecendo para os usuários de maneira orgânica!

Ou seja, você posta uma imagem com seu produto (ou um cenário onde ele está incluso) e insere descrições, preço + link para compra do mesmo.

Simples e SENSACIONAL ao mesmo tempo.✨

Além de criar uma vitrine de produtos, você ainda pode compartilhar as promoções com anúncios no feed ou nos Stories, aumentando assim o alcance das suas publicações.

Depois de habilitar sua loja do Instagram, os usuários poderão clicar nos produtos e ver as informações comerciais como nome, descrição e preço.

Veja o exemplo da loja Amaro no Instagram.

O seu perfil pode ficar como o da Amaro, uma vitrine online linda e fácil de navegar!

Tá bom, o usuário clicou no post, visualizou todas as informações do produto e decidiu comprá-lo! E, agora?

Após escolher o produto que deseja comprar o usuário será direcionado para uma das duas opões:

  • catálogo de produtos do Facebook;
  • plataforma de comércio eletrônico (e-commerce).

Por esse motivo, a você precisa ter uma dessas duas plataformas antes de criar a sua loja no Instagram, caso contrário dará com os burros n’água.

Passo a passo para criar sua loja no Instagram

Antes de começar o passo a passo veja as recomendações que você precisa se certificar para que a loja do Instagram dê certo!

  • estar usando a última versão do APP do Instagram;
  • ter ou mudar para perfil comercial no Instagram;
  • ser administrador de uma Fan page e ter a conta vinculada ao seu perfil comercial do Instagram;
  • ter uma conta do Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • ter uma loja no Face ou catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios.

Como mudar para perfil comercial do Instagram?

Para converter o perfil pessoal para perfil comercial no Instagram primeiro, acesse as configurações do seu perfil no Instagram.

Toque em “Conta” e em “Mudar para conta profissional”. Depois, escolha a opção que melhor descreve você “Criador de conteúdo” ou “Empresa”.

Selecione uma categoria que descreva melhor o que você faz, escolha as opções de exibição do perfil.

Se o perfil pessoal estiver privado, autorize a conta se tornar pública e seu perfil comercial no Instagram será criado com sucesso.

Caso tenha mais dúvidas, veja nosso post específico sobre o tema.

Como vincular sua conta do Instagram a sua Fan Page?

No seu perfil do Instagram toque em “Opções”. Em seguida, toque em “Contas vinculadas” e selecione “Facebook”.

Se for o seu primeiro acesso, digite suas informações de login e senha do Facebook. Na sequência, sua conta do Instagram será vinculada à sua linha do tempo pessoal do Facebook.

Para vinculá-la a uma página, toque em ”Facebook” novamente e escolha a “Fan Page” que você gerencia.

Como criar um catálogo de produtos no Facebook?

Para começar acesse a sua Fan Pange e clique em “Criar Catálogo”. Escolha uma categoria de produto que deseja vender na rede social.

Em seguida, selecione a opção “Carregar informações de produto”, escolha um nome para o seu catálogo e clique em “Criar”.

Você receberá um texto do com o “Catálogo criado”. Para editá-lo, basta clicar em “Visualizar catálogo”.

Existem dois tipos de catálogo no Facebook, são eles:

  • anúncios dinâmicos – para alcançar pessoas com interesses em comum;
  • anúncios para gerar tráfego – para aumentar as visitas no site da marca.

Escolha um dos dois catálogos e clique em “Adicionar produtos”. Depois, faça upload da foto e inclua as informações do produto: nome, descrição, site e preço.

Pronto! Agora, é só aguardar a aprovação do Facebook e criar sua loja do Instagram.

Se tiver dúvidas, consulte a seção “Criar catálogo” na central de ajuda do Facebook para Empresas.

Como criar um catálogo de loja virtual?

Se você já trabalha com e-commerce, não é preciso criar um catálogo de produtos no Facebook para criar sua loja no Instagram.

Nesse caso, você tem duas opções:

  • integrar o Gerenciador de Negócios à sua plataforma de comércio eletrônico (NuvemShop, BigCommerce ou Shopify);
  • habilitar a opção de plugins de redes sociais na sua loja virtual e direcionar os posts da loja do Instagram direto para a sua plataforma de e-commerce.

Para isso, você só precisa selecionar a opção “Conectar à plataforma de comércio eletrônico” quando estiver adicionando produtos no Instagram. 😉

Como habilitar o modo compras no perfil do Instagram?

Com todas as etapas anteriores devidamente realizadas, é chegada a hora de habilitar o modo compras na sua conta do Instagram.

Então, acesse as “Configurações” do seu perfil comercial, toque em “Empresa” e na sequência toque em “Compras no Instagram” e sua conta será enviada para análise.

O processo pode demorar alguns dias, e você pode acompanhar essa análise de perto acessando o recurso “Compras”.

Com o pedido aprovado você conseguirá marcar produtos em seus posts do Instagram.

Caso você ainda não visualize essas opções, é possível que sua conta ainda esteja sendo analisada para liberação da feature ou ainda não tenha sido aprovada para isso.

Se ela ainda for aprovada, veja aqui o que fazer.

Como marcar produtos na loja do Instagram?

Agora, que você já fez a parte trabalhosa é só criar um post com a foto do produto e escolher a opção “Marcar produtos”.

A opção de marcação aparece em lugares diferentes, confira!

  • Posts no feed: o botão fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas;
  • Posts nos stories: a marcação de produtos fica dentro da aba de stickers.

Boas práticas para o Shopping no Instagram

De acordo com o Instagram for Business, existem uma série de boas práticas que quem pretende aproveitar a feature deve seguir. Veja:

  • crie, no mínimo, 9 posts na loja do seu perfil comercial para ativar a guia de compra;
  • marque o máximo de produtos possível nas imagens. Isso ajudará o público a navegar;
  • DIVULGUE sua loja no Instagram! Use o Stories para isso (faça um tutorial ensinando a navegar pelo feed da loja);
  • use os diferentes formatos para vender: imagem única ou carrossel;
  • tenha certeza de que as marcações estejam corretas! Isso garante a qualidade da experiência dos usuários na sua loja no Instagram e também na sua loja virtual.

Neste link, você acessa o passo a passo criado pelo próprio Instagram para usar a ferramenta.

Mas não basta configurar sua loja no Instagram!

Para que essa novidade converta em vendas, você precisará, cada vez mais:

  • ter mais seguidores no Instagram(sem comprar por eles, claro!);
  • trabalhar para ter mais engajamento(e, com isso, mais alcance orgânico);
  • ter uma estratégia de Instagram forte e alinhada com seu público (inclusive, para saber quais produtos podem interessá-lo);

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