Como adaptar sua estratégia de marketing digital durante o surto de COVID-19 (Coronavírus)

À medida que o mundo digital continua a ser dominado pelas notícias da pandemia global de Coronavírus, marcas e profissionais de marketing estão enfrentando decisões difíceis sobre sua presença online e campanhas digitais.

Na Layout Agência, estamos vendo um aumento nos clientes entrando em contato conosco para obter conselhos sobre como adaptar seus esforços de marketing nas mídias sociais e na pesquisa para evitar desperdício de orçamento e para melhor responder às perguntas e preocupações dos clientes.

A adoção do distanciamento social, sendo instada pelo governo a impedir a rápida disseminação do vírus e a proteger os mais vulneráveis, está impactando nosso comportamento como consumidores; eventos são cancelados, a demanda por produtos está mudando e as cadeias de suprimentos enfrentam atrasos e problemas.

Aqui, nossa equipe de gerenciamento sênior compartilha seus conselhos sobre como usar melhor seus canais digitais durante o surto de coronavírus para acompanhar as mudanças no comportamento do público.

Mídia social

A mídia social é a plataforma ideal para se comunicar diretamente com os consumidores. recomendamos aprimorar sua presença nas mídias sociais para fornecer aos clientes acesso fácil às informações de que precisam. Suas cinco principais dicas incluem:

  • Usar contas sociais para informar os clientes sobre quaisquer alterações em seu serviço, como fechamentos, problemas de entrega ou falta de estoque, etc.
  • Se você opera um call center e está com tempos de espera, incentive os clientes a enviar mensagens via DM nas mídias sociais e alguém retornará o contato o mais rápido possível para evitar que esperem no final de um telefone
  • Se você possui um software de agendamento de mídia social, como Hootsuite ou Sprout, utilize os recursos de agendamento e aprovações se sua equipe estiver trabalhando remotamente
  • Se você tem uma grande base de clientes com preocupações constantes sobre a situação, inicie um grupo no Facebook ou LinkedIn para que as pessoas possam participar de atualizações e discussões em andamento. Isso fornece um fórum para comunicação fora da página principal da marca
  • Se sua conta do Facebook Messenger estiver recebendo um número anormal de consultas, defina uma resposta automática que descreva seu tempo e procedimento de resposta esperados

Pesquisa paga

Com um aumento no trabalho em casa e uma redução nas compras on-line para outras coisas que não sejam essenciais, aconselhamos a vigilância de orçamentos, cópia de anúncios e agendamento. Manter-se atualizado sobre isso garantirá que você esteja adaptando suas campanhas para atender às mudanças no comportamento do seu público.

A lista de verificação PPC da Gurpreet inclui:

  • Garantir a utilização do orçamento em campanhas e palavras-chave em que você pode atender à demanda
  • Use a programação para garantir que os anúncios sejam exibidos nos horários certos e use a frase de chamariz correta, por exemplo, não diga ‘ligar agora’ se ninguém estiver lá para atender o telefone
  • Revisar preferências do dispositivo – os celulares são o dispositivo preferido para os passageiros, mas e se esses indivíduos não estiverem mais se deslocando? Vale a pena reavaliar os dispositivos escolhidos?
  • Fique de olho no que seus dados de localização estão dizendo, como acima, com menos usuários viajando ou trabalhando em um escritório, esses dados podem mudar
  • Verifique a cópia do seu anúncio para garantir que o tom e a mensagem estejam corretos nos outros canais
  • Atualize seus sitelinks para promover páginas importantes, como informações de entrega ou informações gerais da empresa
  • Reconsidere seus KPIs para que eles reflitam o clima atual

SEO e Conteúdo

Você priorize o compartilhamento de qualquer informação essencial que seus clientes precisem ver e participe de todas as tarefas de SEO que possam ter caído anteriormente na sua lista de prioridades.

As etapas iniciais para conseguir isso incluem:

  • Atualize seus horários de abertura no site, bem como os tempos de resposta atualizados (no rodapé, formulário de contato, onde quer que seja mencionado) e repita isso no seu perfil do Google Meu Negócio, Bing Maps, Waze, Apple Maps e quaisquer perfis de mídia social
  • Publique qualquer alteração nos procedimentos operacionais como um blog ou página de entrada, com as Perguntas frequentes listadas e atualizadas de acordo com as novas consultas dos clientes (crie uma categoria de blog se houver mais de 5 páginas no COVID-19)
  • Link para suas informações importantes a partir de links importantes na página inicial (banners, menu, rodapé, em links coloridos a não perder) e de e-mails da empresa, publicações sociais etc.
  • Analise qualquer conteúdo recorrente, patrocínio, publicidade paga ou parceria, ferramentas caras que você provavelmente não usará no próximo mês e tente reduzir o faturamento de recursos não utilizados (fornecedores de ferramentas, por exemplo, podem oferecer uma pausa na fatura, vale a pena tentar)

Durante todo o período:

  • Considere o conteúdo que você precisará para se manter informado como empresa sobre o COVID-19 e seus efeitos no (s) serviço / produto (s) que seus clientes esperam obter de você
  • Liste todos os tópicos essenciais para atualizar os usuários e criar conteúdo diariamente, semanalmente ou em qualquer frequência necessária, avançando pelos canais normais
  • Lembre-se de que esta é sua oportunidade de apoiar seus clientes atuais e criar confiança e lealdade à marca

Google Analytics

Observar as análises do seu site pode informar como você adapta sua estratégia digital.

  • Use marcadores de anotação no Google Analytics para marcar os principais eventos, anúncios ou alterações no seu marketing, pois isso permitirá que você entenda melhor as alterações no tráfego. Exemplos incluem ‘orçamento de gastos com anúncios reduzido’, ‘horário de expediente reduzido’ ou ‘anúncio do governo’
  • Fique atento ao comportamento do visitante para entender melhor como os eventos atuais estão afetando os usuários, a fim de identificar problemas ou identificar novas oportunidades de negócios:
    • Eles estão procurando produtos, serviços ou conteúdos diferentes?
    • Eles estão pesquisando seu site de maneira diferente?
    • Você está fornecendo aos usuários o que eles precisam?
  • Configure alertas para ser notificado sobre atividades anormais no site, como grandes quedas de tráfego, aumento de visitas, visualizações de blogs, consultas ou vendas, etc.

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