Com a transformação digital a todo vapor, empresas de vários tipos buscam vender pelas redes sociais para potencializar os resultados do negócio. Muitas marcas podem até ter uma ideia de como levar esse planejamento a frente, mas você realmente entende todo o potencial de investir nesses espaços?

O digital tem sido o chão de muitas companhias que buscam alcançar mais público qualificado, obter maior reconhecimento de mercado e ampliar sua carteira de clientes. Vender pelas redes sociais já não é mais um grande mistério, mas segue sendo desafiador, apesar de bastante promissor também.

A questão é que com o planejamento certo é possível ganhar dinheiro através das redes sociais e ainda se beneficiar de diversas vantagens que esses espaços oferecem ao seu negócio em relação à comunicação com o cliente.

Continue lendo para saber por que investir nessa estratégia e descubra também como o Marketing Digital pode ajudar você a atingir um resultado ainda mais satisfatório!

VENDER PELAS REDES SOCIAIS VALE A PENA?

Já reparou que as redes sociais abrem espaço para você vender e/ou anunciar? Não deve ser em vão que viram potencial em oferecer essa experiência para os usuários e as marcas, certo? Realmente não é, afinal, é lá que os usuários estão, portanto, também é por lá que buscam produtos e serviços para comprar.

Com o avanço tecnológico no Brasil e no mundo todo, as redes sociais ganham cada vez mais visibilidade. Segundo o relatório Digital 2021 da DataReportal, de janeiro de 2021, publicada em parceria com a We Are Social e o Hootsuite, evidenciou que temos no mundo todo:

Outros dados, desta vez da App Annie, evidenciaram que os usuários do Android passam mais de 4 horas por dia usando seus smartphones, o que significa 3,5 trilhões de horas cumulativas nos últimos 12 meses.

Um levantamento de julho de 2021, feito pelo Statista, afirmou que 66,5% da população acessam redes sociais diferentes em 2021. A estimativa feita é de que, até 2025, serão mais de 160 milhões de usuários ativos nas redes sociais no Brasil. Ainda tem dúvida se vale a pena investir? Segue para o próximo tópico.

POR QUE É IMPORTANTE ESTAR NAS REDES SOCIAIS?

O primeiro a considerar para saber por que vender pelas redes sociais é importante para a sua marca é que o comportamento do consumidor mudou, o que exige que a sua empresa mude também. Com a pandemia, a digitalização no mundo todo foi acelerada e, no Brasil, não foi diferente.

Os hábitos de consumo hoje revelam muito sobre como lidar com esses comportamentos em suas estratégias de venda. Um exemplo é que a busca por informação no meio digital e nos mais variados formatos aumentou significativamente, o que também fez surgir a necessidade de novas abordagens para chegar ao consumidor.

Você já ouviu falar em Social Commerce? Trata-se de uma estratégia que busca integrar a loja virtual do seu negócio às redes sociais com o objetivo de aumentar a interação com o usuário, permitindo que classifiquem os produtos e o atendimento da sua marca.

Essa estratégia está ligada à compreensão de que o e-commerce já está nos hábitos dos brasileiros, alcançando 86% deles, conforme aponta a pesquisa Social Commerce da All IN | Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box.

Estamos falando do comércio eletrônico, portanto, é importante investir em ações digitais que ajudem a direcionar o público no ambiente virtual. Estratégias para vender pelas redes sociais são mais um caminho para chegar ao consumidor e oferecer a ele uma experiência multicanal.

COMO VENDER PELAS REDES SOCIAIS COM MARKETING DIGITAL?

Agora que você já sabe que vender pelas redes sociais é importante para seu negócio no digital e vale a pena, veja dicas de Marketing Digital para ajudar você a potencializar ainda mais suas estratégias de venda:

FAÇA UM PLANEJAMENTO

O primeiro passo para vender pelas redes sociais é sempre investir tempo em um bom planejamento de marketing digital, pensando no objetivo do negócio e nas estratégias que pretende usar para atingi-lo, ou seja, o que você pretende e como fará para alcançar esse propósito?

DEFINA SEU PÚBLICO-ALVO

Sempre defina um público-alvo para todo tipo de ação que você for criar nas mídias online. A segmentação é fundamental para atingir as pessoas certas e entender o comportamento de quem você pretende atingir.

CRIE UM CALENDÁRIO EDITORIAL

Com o público-alvo definido e o planejamento pronto, invista em um calendário editorial com foco em se comunicar com os consumidores da melhor forma, criando conteúdo relevante com base em seus interesses e buscas e evidenciando como fará para solucionar suas dores.

INVISTA EM ANÚNCIOS

Para potencializar ainda mais suas ações de vender pelas redes sociais, invista em anúncios nos espaços que forem mais interessantes para o seu público-alvo. O alcance orgânico das páginas é um grande desafio na maioria das redes, o que exige investimento em patrocínio para alcançar mais pessoas.

Por fim, não esqueça de monitorar os resultados das estratégias traçadas. Todo tipo de campanha precisa ter um sólido direcionamento de acordo com o objetivo do seu negócio e acompanhar os KPIs certos é fundamental para melhorar suas abordagens e atingir o potencial certo.

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